Bilhões de neurônios, o tesouro do corpo humano


Algumas pessoas atribuem esquecimentos e falhas da memória como uma situação resultante  da deficiência de algum componente químico ou hormônio importante para o funcionamento do cérebro. 

Entretanto em grande parte dos casos esse fato ocorre pela falta de estimulação de sinapses e das habilidades cognitivas da pessoa. Para que este assunto seja assimilado com mais facilidade, é importante transmitir algumas informações básicas sobre Sinapses

Temos no cérebro humano bilhões de neurônios. Muitos estão localizados no em uma região denominada de córtex cerebral e estabelecem inúmeras conexões. Estas conexões entre células, possuem como principal benefício gerar ligações entre elas e transmitir informações que são definidas como sinapses.

No século passado, cientistas já haviam conseguido demonstrar que a ausência de estímulos das sinapses, possivelmente resultaria em perda funcional, assim como o estimulo das mesmas proporciona melhora funcional. 

O estudo realizado na Universidade da Califórnia, buscou aprofundar o que se sabia sobre movimentos musculares, então os pesquisadores identificaram que conforme às conexões entre células fossem estimuladas, havia melhora nas respostas musculares de diferentes tecidos do corpo, pois ao liberar neurotransmissores específicos, ativam um sinal nas células presentes do local analisado.

Outros estudos que buscaram comprovar que, interromper a estimulação das sinapses por um tempo prolongado, gera prejuízos em terminações nervosas e prejuízo na liberação de neurotransmissores, assim como perda da memória e morte celular.

Outra descoberta que ocorreu no século vinte pela neurociência, é que a repetição de determinados estímulos que produzem uma informação, levam a favorecer a neuroplasticidade e fortalecimento em domínios da memória. Informações que não são esquecidas, mesmo com ausência de estimulação, provavelmente estão vinculadas a algum envolvimento emocional da pessoa com o acontecimento.

Um exemplo pode ser este texto, que não há comprometimento emocional com o leitor, você que está lendo agora, mas se esse mesmo texto for estudado por várias vezes, às informações presentes nele serão facilmente relembradas e resgatadas quando necessário. 

A mesma coisa acontece com um filme que você assistiu há um mês atrás e precisa assistir novamente para que seja recordado com sucesso em detalhes. Você ficou curioso para entender como são gerados os neurônios?

No próximo capítulo sobre este assunto, será comentado sobre o uso de alguns recursos e os efeitos das tarefas ecológicas de para estimulação do cérebro, que quando realizadas no cotidiano preserva o cuidado com saúde mental, memória e qualidade de vida.

Compartilhe nosso texto com quem você considera importante, estimule o conhecimento.