Hábitos alimentares que favorecem a Longevidade

   A alimentação, por muitas vezes, é compreendida apenas como um dos meios para satisfazer necessidades momentâneas. Mas este conceito não é adequado e é muito simplista, já que estão envolvidos diversos outros fatores. Durante a alimentação obtemos os nutrientes necessários para o crescimento, suplementação de vitaminas e minerais, reforço do metabolismo e bem-estar.

    Considerando o envelhecimento, cabe ressaltar que alguns mecanismos como a ingestão, digestão, absorção, transporte e excreção das substâncias podem apresentar déficit. Além disso, a literatura descreve reduções nos tecidos de órgãos (rins, fígado, cérebro). Alguns estudos evidenciam a redução da massa corporal e da água corporal total, além de um aumento progressivo de gordura. 

    Todas estas alterações contribuem para a modificação do padrão alimentar no idoso, o que requer mais atenção, para que sejam compreendidas, a fim de se identificar a real necessidade da ingestão dos nutrientes adequados durante todo o ciclo de vida.

    Você sabia que a alimentação é um fator de risco para doenças cardiovasculares? Consumir alimentos saudáveis na quantidade ideal  além de contribuir para o envelhecimento saudável, são considerados como fatores de proteção.
     Existem outros fatores que também contribuem para melhorar a qualidade da alimentação, um deles é reduzir o consumo de álcool, que reduz o risco de infarto e aumenta a sensibilidade à insulina. Os flavonoides, são compostos vegetais que previnem patologias associadas ao envelhecimento, como a Doença Coronária. 

   O vinho tinto contém resveratrol, reduz o risco da Doença Coronária e pode proporcionar mais longevidade. É possível observar que diversos são os alimentos com potencial de contribuição para o envelhecimento saudável. Porém, outros fatores, como: tabagismo, alimentação rica em açúcares e gorduras, falta de atividade física e consumo excessivo de bebidas alcoólicas causam efeito prejudicial para saúde.

   O estado nutricional pode ser medido a partir do balanço energético (Ingestão de Alimentos x Gasto Energético), medidas bioquímicas (proteínas, glicemia, lipídeos, hormônios, vitaminas), aspectos clínicos e avaliação antropométrica. A alimentação e nutrição possuem um impacto direto na saúde e no bem-estar de idosos, consequentemente influenciando na sua qualidade de vida.

  A relação do estado nutricional com fatores fisiológicos, também é influenciado pelos questões psicológicas, socieconômica e ambiental. A dieta é determinada pelo padrões econômicos da população e seus hábitos ou condições de vida. De que adianta um cardápio super elaborado, com todos os nutrientes necessários se não forem observadas possibilidades econômicas? 

   Certamente o idoso ou qualquer outro indivíduo deixará de comprar os alimentos recomendados, além das condições de preparo dos alimentos que podem ser desfavoráveis. De acordo com o Manual de Gerontologia (2012), outras orientações no que diz respeito ao consumo alimentar para idosos podem ser destacadas:
  • Priorizar pratos tradicionais, para que o idoso se sinta motivado a se alimentar;
  • Adaptar técnicas culinárias ao idoso, se necessário corte ou triture o alimento antes de oferecer;
  • O prato deve ser visualmente atrativo, com diferentes cores, formas, texturas e aromas;
  • Fazer a refeição em um ambiente agradável;
  • Experimentar realizar novas formas de preparação, além das já utilizadas;
  • Beber água em intervalos regulares;
  • Moderar o consumo de sal, açúcar e bebidas alcoólicas;
  • Dar um passeio antes da refeição para estimular o apetite, caso este esteja em falta;
  • Evitar passar muito tempo na cozinha e preparar refeições que possam ser congeladas;
  • Aumentar o uso de ervas e limão, além de diminuir o consumo de enlatados.
    Estas são algumas dicas para saúde a mudanças comportamentais que se incorporadas em todas idades, promovem o envelhecimento saudável. Procure sempre orientação de um profissional da saúde, essa escolha favorecem suas chances de sucesso em um tratamento ou conquista de resultados importantes para sua qualidade de vida. 

Lá na nossa página de eBooks, disponibilizamos 02 materiais sobre este assunto:

👴Cartilha de Alimentação Saudável; 

👉Guia Alimentar da População Brasileira: Fascículo 2;