Relógio digital ou smartwatch, quais são as utilidades do dispositivo no monitoramento de doenças cardíacas?


As alterações no ritmo cardíaco podem estar associadas ao processo de envelhecimento e com o passar dos anos ocorrem modificações na anatomia e fisiologia do coração, duas delas são: diminuição de células específicas no músculo cardíaco e a elevação do enrijecimento arterial.

Pesquisadores e especialistas alertam para o aumento de doenças cardiovasculares como principal causa de morte no mundo, apresentando podendo elevar em cerca de 50% nos próximos 20 anos. 

Doença coronariana, arritmias, insuficiência cardíaca ou o uso de algumas medicações / drogas podem ser responsáveis pela cardiopatia, assim como diminuição da percepção de saúde das pessoas.

É relativamente frequente a observação de arritmias através do eletrocardiograma (ECG) em indivíduos assintomáticos ou com sintomas discretos, e geralmente uma investigação mais profunda é necessária para avaliação e diagnóstico. Sendo assim é fundamental identificar precocemente alterações no padrão de funcionamento, como picos na elevação da pressão arterial ou de frequência cardíaca.

Ciente dos fatores de risco e da prevalência de doenças cardiovasculares entre a população, a empresa norte-americana Apple desenvolveu dois aplicativos para medição da frequência cardíaca por meio do smartwatch, um relógio com inovação dos recursos tecnológicos, aprimorando o monitoramento de dados relacionados à saúde do portador da peça.

Um dos aplicativos é batizada como "Recurso de Notificação de Ritmo Irregular", analisa dados da frequência do pulso para identificar ritmos cardíacos irregulares, podendo sugerir o funcionamento anormal do coração e alertando o usuário do relógio. O segundo aplicativo é o "ECG", embora a sigla remeta ao exame solicitado para avaliação, basicamente nada se aproxima ao tradicional, somente permite gravar, armazenar e transferir os resultados para sua avaliação em um computador pela (nuvem de dados).

Considerando a disponibilidade destes recursos, o usuário que apresenta um tipo de arritmia como a fibrilação arterial recebe um alerta e assim pode buscar por ajuda profissional, evitando o agravamento da situação. O ECG do smartwatch de qualquer que seja a marca, não substitui o exame tradicional, no caso Brasil os recursos ainda não foram disponibilizados pelos desenvolvedores.

A liberação pela ANVISA foi publicada através de uma resolução no fim de maio (2020), e enquadram-se na categoria de dispositivos médicos de médio risco. Por isso algumas ressalvas são necessárias:

·         Os dados do (ECG) exibidos pelo aplicativo destinam-se apenas ao uso informativo, não devendo ser interpretados sem a consulta com um profissional de saúde;

·         O dispositivo foi avaliado apenas para detecção de Fibrilação Arterial (FA) e ritmo de batimento normal do coração. Portanto, não se destina a detectar nenhum outro tipo de arritmia;

·         O dispositivo não se destina ao uso por indivíduos previamente diagnosticados com Fibrilação Arterial (FA);

·         O produto também não detecta infarto. Se você sentir dor no peito, pressão ou aperto, ligue para os serviços de emergência;

·         O aplicativo não se destina a substituir os métodos tradicionais de diagnóstico ou tratamento de doenças cardíacas;

·         O eletrocardiograma produzido pelo aplicativo não é de uso clínico e nem pode ser usado com base para diagnósticos de doenças do coração;

·         Todas as notificações registradas pelo software devem ser revisadas por um profissional médico para tomada de decisão clínica;

·         O aplicativo também não deve ser usado por pessoas com menos de 22 anos de idade;

·         O dispositivo não consegue coletar dados quando o usuário está próximo de fortes campos magnéticos e não deve ser usado durante procedimentos médicos.

·         Por fim, NÃO mude seu medicamento acreditando que somente o uso de tecnologias de monitoramento são 100% seguras. 

O uso da tecnologia para gestão da saúde e melhora da qualidade de vida não é novidade, mas ainda é necessário que haja mais acesso a estes recursos pelas pessoas em condição de vulnerabilidade social. 

Uma das medidas que podem facilitar a popularização desse acesso é a diminuição de impostos  sobre estes produtos ou até mesmo doações como estimulo da sua produção em território nacional.

Gostou deste artigo? Comente!

Referências:

1. http://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-re-n-1.635-de-21-de-maio-de-2020-258257094

2. Wajngarten M ; Rodrigues AG . Coração no idoso. In: Antonio Carlos Lopes. (Org.). Sistema de Educação Médica Continuada à Distância - PROCLIM - Programa de Atualização em Clínica Médica. 1 ed. Porto Alegre: Artmed/Panamericana Editora, 2008, v. 2, p. 9-46.