Reflexões sobre ansiedade



Quando tensão, insônia e angústia são relatadas com frequência, é possível que esteja ocorrendo o estado emocional que definimos como ansiedade. Se houver manifestações biológicas observadas na perspectiva de um quadro clínico, que são descritas frequentemente na literatura médica como taquicardia, irritação da pele, dor, tremor, hiperventilação, sensação de afogamento, sufocamento, sudorese, investiga-se transtorno de ansiedade. 

          Por meio de pesquisa realizada por cientistas brasileiros em (2016) foi possível constatar que o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é comum entre idosos, acometendo cerca de 22% da população, com prevalência em indivíduos de baixa escolaridade.  A Gerontologia alerta para o risco de desenvolvimento da depressão em meio ao cenário de vulnerabilidade do idoso.

          Considerando às informações que foram destacadas nos parágrafos anteriores, devemos refletir sobre os aspectos e possibilidades que envolvem intervenções de cuidado. Sendo assim, é fundamental aceitar ajuda e modificar comportamentos ou hábitos que vão prejudicar a sua saúde. Nossa equipe vai recomendar algumas estratégias que são excelentes aliadas no combate a ansiedade.

          É importante enfatizar que a ordem das estratégias não define a importância em relação a outra, se associadas apresentam maior possibilidade de sucesso.

  •    Atividade física 
Inserir exercícios e alongamentos na sua rotina proporciona bem estar físico e mental, muitos são os estudos que enfatizam a produção de endorfina (hormônio) que promove relaxamento e redução do estresse. Se houver limitação e/ou dificuldades, mesmo que para realização de alongamentos, é indicado o acompanhamento do educador físico ou fisioterapeuta. 

  •   Alimentação saudável
Os alimentos escolhidos para compor refeições que serão consumidas ao longo do dia são fundamentais para suprir as necessidades metabólicas do seu organismo, produzir nutrientes e hormônios que atuam na prevenção da fraqueza, indisposição e cansaço. Dessa forma é indicado optar por frutas, verduras, legumes e ingredientes que favorecem a ingestão de vitaminas. A nutricionista ou nutrólogo podem aprofundar as intervenções nesse sentido.

  •   Psicoterapia, arteterapia, musicoterapia, acupuntura e outras práticas integrativas
         Tem sido observada de maneira positiva os resultados obtidos através das práticas integrativas, em especial as que possuem metodologias científicas, como exemplo, musicoterapia. O SUS (Sistema único de Saúde) oferece 19 práticas disponíveis para a população, vamos disponibilizar a tabela no link abaixo.

  • Apoio familiar
          É extremamente valioso na rede de apoio e devemos compartilhar experiências em todos os estágios do ciclo de vida no meio familiar. Não abandone princípios e valores que compõe sua essência, pratique o autoconhecimento demonstrando respeito as demais gerações, o apoio familiar reduz exposição para vulnerabilidade social. Se estiver confusa (o), indecisa (o), organize suas ideias, faça planejamento de vida para o futuro, busque extrair motivação das relações.

  • Terapia medicamentosa
              Sempre busco abordar com cuidado a questão de medicamentos, devo alertar para que não realizem automedicação ou busquem seguir conselhos de pessoas que relatam sucesso no tratamento por meio de drogas que não possuem orientação médica. É possível abordar em matéria somente para este assunto, visto que há vastidão de referências na literatura que apontam os riscos da polifarmácia.

  • Novas tarefas, aprendizagem e resiliência
              O isolamento social é um fator de risco muito perigoso, avalie o distanciamento e questões que prejudicam sua comunicação para diminuir as barreiras que prejudique o relacionamento coletivo. Considere inserir aprendizagem de um novo idioma ou adquirir destreza com instrumentos musicais, valorize seus planos para o futuro. Barbara Strauch publicou o best-seller "O Melhor Cérebro da sua Vida" e demonstrou de forma didática que sabedoria não se desenvolve de modo automático. As dificuldades e eventos do cotidiano proporcionam ganho de resiliência ao longo dos anos.


Referências:
 1.     MANUAL DE TERAPIAS OFERECIDAS PELO SUS

 2. Barreto & Fermoselli. Prevalência de ansiedade e depressão em idosos de baixa escolaridade em Maceió/AL. Rev. Psic., Saúde & Doenças vol.18 no.3 Lisboa dez. 2017

    
Deixe seu comentário,

GRATIDÃO!