Maturidade não se compra!


Na Grécia antiga e em outras civilizações históricas, ser uma pessoa velha era sinônimo de sabedoria. Pessoas que alcançavam estágios mais avançados do ciclo de vida eram privilegiadas, com posição de influência na organização da sociedade e em tomadas de decisões coletivas.

Receber reconhecimento pela maturidade é uma virtude, e de fato, este aspecto está vinculado com atitudes e comportamentos, e não somente pela idade cronológica. É incontestável que à experiência de muitos anos de vida pode proporcionar sabedoria, mas o amadurecimento é contínuo e ocorre durante toda nossa jornada. 

É fundamental compreender que é impossível amadurecer somente por meio de cursos, mentoria ou programa de treinamentos especializados, títulos e posições de destaque. Não é assim que acontece!

O caminho é mais complexo e envolve um conjunto de fatores. Através desse artigo quero colaborar com algumas perspectivas, promovendo o amadurecimento como um processo de altos e baixos. 

Então vamos refletir sobre alguns pontos:

  • Aceitar, agradecer e entregar
Como você encara às situações que exigem sua atenção e energia? 

A aceitação dos problemas e acontecimentos que se apresentam em nossa rotina auxiliam no momento de enfrentar angústia e sofrimento. Por mais difícil que seja sua realidade, ser grato a vida produz experiências transformadoras.

Entregar-se como protagonista da sua própria realidade e não se importar com julgamentos é fundamental para conquista do bem estar. NUNCA deixe de realizar algo que acredita por medo do que vão pensar sobre você.

  • Observe em profundidade
Procure ter clareza na forma de pensar, evite associar seus pensamentos a significados que não possuem relação com um fato ou aspecto observado. O julgamento de algo deve seguir critérios e possuir bons argumentos. Tenha cuidado para não banalizar certas atitudes e a maneira de se comportar. Um bom exercício é praticar empatia.

  • Busque resiliência
Considero extremamente positiva a busca pela resiliência como componente potencializador da proteção individual. 

Absolutamente todos os eventos que envolvem a pessoa, poderão gerar a ela ganho de resiliência, entretanto esse mecanismo pode variar de acordo com suas atitudes. Ser resiliente é usufruir com sucesso das suas habilidades pessoais, agir no enfrentamento de situações difíceis e problemas quem tendem a abalar sua realidade gerando sentimentos perigosos. 

  • Pratique o bem
Ter hábitos saudáveis, praticar o bem estar reflete positivamente no desenvolvimento humano, o autoconhecimento está diretamente ligado a consciência em relação às limitações e capacidades individuais num determinado momento da vida. 

  • Trocas intergeracionais
Sabe aquela pessoas que tem 20, 30, 40 ou muitos anos a mais que você? Ela pode contribuir para seu amadurecimento. É comum observar queixas de indivíduos "mais jovens" por conta da diferença de idade na hora de se relacionar, seja numa simples tarefa e até mesmo no ambiente familiar. 

Se você não faz parte desse grupo, parabéns! O desenvolvimento humano ocorre por meio d trocas de saberes e contato com indivíduos diversos, na forma mais plural da humanidade. 

Agora com mais clareza após esse leitura, planeje o futuro em curto, médio ou longo prazo, avalie prioridades e defina prazos para realização de planos que serão possibilidades para novas experiências.

Lembre-se que avaliação das suas atitudes e escolhas deverá ser feita a luz da honestidade, seja sempre verdadeira consigo mesma, dessa forma tudo que for desnecessário estará fora dos seus planos e isso pode é um sinal de amadurecimento e autoconhecimento.

Gratidão!