Estratégias que podem auxiliar a maximizar ganhos e minimizar perdas durante o desenvolvimento humano

   

    É possível conduzir às mudanças biológicas, psicológicas e sociais que se apresentam como oportunidades e restrições aos seus níveis de desenvolvimento?

    Se você não sente segurança para opinar sobre a questão, está tudo bem. Vou facilitar alguns aspectos deste tema, e até o final da leitura será possível avaliar com mais clareza.

    Paul Baltes nasceu na Alemanha, membro fundador da Academia de Europeia de Ciências, atuou como professor em diversas instituições americanas e na universidade de Berlim. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu estudos de destaque no campo do desenvolvimento humano em diferentes arranjos.

    Os fatores que exercem influência e afetam nosso estilo de vida, estão vinculados a forma que são aproveitados os recursos disponíveis de acordo com a fase ou idade em que a pessoa se encontra. Compreender estratégias que podem auxiliar a maximizar ganhos e minimizar perdas durante nossa evolução é uma experiência libertadora.

    Uma das teorias de Baltes foi inspirada na plasticidade comportamental, ou seja, à capacidade de responder com diferentes maneiras em situações distintas. É possível encontrar materiais com abordagem profunda sobre esse conceito. O que mais impressiona são às habilidades resultantes desse processo, não só do ponto de vista fisiológico como do ponto de vista funcional.

    A seleção, otimização e compensação (teoria SOC) podem ser incorporadas em diferentes perspectivas. Sua aplicação tem basicamente dois objetivos, agregar positivamente ao desenvolvimento humano e exercitar o manejo dos recursos disponíveis nas situações mais diversas em todas as fases da vida.

1.    Seleção: está relacionada diminuição da amplitude ou especificação das alternativas possíveis, o exercício desse mecanismo é fundamental para compreensão de metas específicas.

2.    Otimização: pode ser interpretada como aplicação, manutenção ou coordenação dos recursos (internos e externos), assim é possível experimentar níveis mais elevados no domínio das propriedades que estejam suscetíveis para condução de um processo.

3.        Compensação: contempla estratégias que permitem compensar uma diminuição ou perda. Podemos associá-la a busca pela harmonia ou equilíbrio de uma função ou padrão.

      Dominar os mecanismos da (SOC) é tarefa complexa, exige treino e estudo. O intuito deste artigo não é o esgotamento do tema e nem conceituar definitivamente habilidades que exercem influência no desenvolvimento humano, mas fornecer subsídio para que você possa ter mais clareza sobre o assunto.

      Os experimentos realizados com grupos em diferentes faixas etárias, permitiu que os cientistas identificassem às variações envolvidas na utilização das estratégias. Os adultos de meia idade foram os que demonstraram maior utilização, em comparação com os indivíduos na vida adulta inicial e na velhice. Isso não determina que a plasticidade comportamental seja inferior em determinada fase.

      Encontramos também pesquisas que aplicam a teoria e suas técnicas com objetivo de verificar avanços na carreira profissional, resolução de conflitos e desempenho no trabalho. É fundamental dizer que os mecanismos de respostas em determinadas situações, sejam elas comuns ou inéditas, não seguem um padrão capaz de ser determinado.

      Cada experiência é única, individual e envolve sensações muito particulares da pessoa. O importante é a promoção do bem estar e livre arbítrio em todas as fases da vida.


Referências:

1.   Baltes, B. B., & Heydens-Gahir, H. A. (2003). Reduction of work-family conflict through the use of selection, optimization and compensation behaviors. Journal of Apllied Psychology.

2.   Rapp, M., Krampe, R. T., & Baltes, P. B. (2003). Preservation of skills in Alzheimers disease: The case of postural control. Berlin, Germany: Max Planck Institute for Human Development.