Neuróbica: exercícios para memória


 Uma das mais recentes áreas de pesquisa da neurociência, a Neuróbica, constitui um programa inovador de exercícios para o cérebro. Assim como a atividade física ajuda a manter a boa forma, a Neuróbica se propõe a aperfeiçoar a capacidade mental. Essa teoria foi formulada por norte-americanos e é tema de pesquisas realizadas por neurobiólogos do Centro Médico da Universidade de Duke.

 A Neuróbica tem como base princípios científicos, utilizando cinco sentidos: visão, audição, gosto, olfato e tato. Todos os sentidos são estimulados a ampliar a associação entre as diversas informações encaminhadas ao cérebro, treinando a memória e também tentando reavivar o que foi esquecido.

 O cérebro procura reagir as novas informações inéditas que chegam a cada segundo. Ao ser incentivado pelas novidades, o cérebro, mesmo em processo de envelhecimento desenvolve dendritos (são prolongamentos neuronais) que processam informações formando a base do que queremos lembrar, ou seja, memória.

    A revista científica de renome The Lacet publicou um estudo que mostra o caso dos pacientes da doença de Alzheimer, em que o prolongamento dos dendritos não acontece, sendo essa uma das possíveis explicações da perda de capacidade cognitiva desses indivíduos. 

       Em um quadro de curiosidades sobre o cérebro na pauta televisiva, na entrevista com o professor neurocientista Robert Lent. Foi explicado o achado dos pesquisadores, os exercícios cerebrais fazem bem para memória, um exemplo desses exercícios é fechar os olhos e tentar identificar o que está num prato de comida, utilizando tato, gosto e olfato. Ao criar a avaliação tátil, se formará um circuito neural diferente no nossos cérebro.

  Os sentidos, emoções agradáveis de interações sociais, são um importante recursos para esse tipo de prática, pois existem várias pesquisas demonstrando o efeito da emoção sobre os diversos sentidos. 

    As terapias cognitivas devem ser assistidas por um profissional treinado e capacitado?

>>>>> Continua no próximo capítulo sobre este assunto