Parkinson`s Boxer: na luta contra a doença de Parkinson!


 De todas as práticas e métodos terapêuticos das quais eu já conheci ou ouvi falar para portadores de Doença de Parkinson (DP), confesso que um dos mais interessantes é o programa Rock Steady Boxe. Esse tipo de atividade é fruto da ideia pioneira de um americano que aos 40 anos foi diagnosticado como portador de DP.

   As pesquisas nos fornecem constan-temente informações satisfatórias para compreendermos que os portadores de doenças crônicas necessitam participar de algum tipo de atividade que  possibilite o aumento da qualidade de vida.  Um aspecto tão importante como esse é de grande peso quando pensamos em expectativa de vida e melhor desempenho no tratamento dessas doenças, principalmente quando se trata do portador de DP, na qual a prática terapêutica do boxe pode, de certa forma, influenciar na execução das atividades de vida diária. Os treinadores que participam desse tipo de programa enfatizam que o grande diferencial é a capacidade de exercitar potencialidades como, força, flexibilidade e agilidade.

   Outro fator interessante é que a estratégia de treinamento do boxe procura sempre trabalhar os movimentos do corpo, combatendo a rigidez muscular (ponto forte da DP). O poder de impactar beneficamente na rotina dos Parkinson`s Boxer auxilia na progressão dos treinos e é vista com bons olhos pelos familiares que acompanham e notam a evolução por meio da atividade, diminuição dos sintomas e adoção de uma vida mais saudável. 

     As aulas são estruturadas em quatro níveis e procuram atender as peculiaridades de cada frequentador, entendendo suas necessidades e limitações. A divisão desses níveis é baseada de acordo com o grau de instalação da DP no indivíduo e sua capacidade na execução de atividade física. A definição de alocação dentro dos níveis é feita por meio de uma avaliação da equipe de treinamento que avalia uma série de domínios que buscam enxergar o idoso de uma forma abrangente. De uma maneira bem sucinta vamos abordar esses níveis:
  • Nível 01: O foco desse modulo é, basicamente, melhorar o nível de condicionamento físico, desequilíbrio postural e manutenção do corpo saudável. 
  • Nível 02: O objetivo desse nível é manter o nível da capacidade de execução de atividade física, incentivo a respiração profunda, melhorar a precisão dos movimentos.  
  • Nível 03: Já nessa fase o idoso adota um perfil de treinamento mais seguro, desenvolve melhor seu grau de autoeficácia e autoconfiança. Caso haja problemas com a balança, os treinadores ensinam técnicas que auxiliam na perda de peso por meio das atividades, são treinadas também técnicas de respiração profunda, terapia de voz, e combate ao comprometimento cognitivo.
  •  Nível 04: Essa última etapa busca trabalhar flexibilidade, nível de estresse, equilíbrio, autoconhecimento e melhor desempenho da marcha. 
  É isso ai, espero que vocês tenham curtido conhecer um pouco sobre o Rock Steady Boxe. Minha dica gerontológica é, adote práticas de terapias alternativas indicadas por um gerontólogo. Elas podem ser uma ótima solução para pacientes que tem dificuldade na adesão dos planos de tratamento, promova o bem estar.